AlimentaçãoComportamentoParceirosSaúde

Hora de Ouro!!

 

Hora de Ouro

Amamentar o seu filho desde a primeira hora do seu nascimento faz toda diferença para a sua construção emocional e contribui também para a melhor percepção do processo de amamentação que se inicia.
É nesta “hora” que o vínculo afetivo entre mãe-filho é estabelecido, possibilitando melhor desenvolvimento da criança e sociabilidade futura.
Os benefícios fisiológicos da primeira hora são inúmeros, garantindo, inclusive, uma amamentação mais prolongada, afinal já neste momento, dá-se início ao processo de liberação dos hormônios necessários para produção e ejeção do leite materno.
A sucção do bebê estimula a produção do hormônio chamado ocitocina que auxilia na eliminação da placenta reduzindo o sangramento após o parto.
Nesta primeira hora o bebê recebe o Colostro, rico em nutrientes, anticorpos e mais células brancas, dando a ele uma primeira imunização, protegendo-o contra bactérias e vírus.
O Colostro é também muito rico em fatores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança, preparando para digerir e absorver o leite materno, impedindo absorção de proteínas não digeridas, evitando uma possível alergia, além de uma propriedade laxativa que auxilia na eliminação do mecônio.
O Colostro apresenta-se em pequena quantidade, mas suficiente para o bebê nos primeiros dias.
O contato da mãe com o seu bebê neste instante é muito importante, restabelecendo níveis de ansiedade, afinal ela espera para ver o seu rostinho por alguns bons meses…
Após o parto, não há necessidade de separar mãe e filho. O alojamento conjunto deve ser solicitado pela família, para que o bebê e a mãe tenham esse contato desde o início e comecem a utilizar os benefícios que a amamentação traz.
Converse com o seu obstetra e solicite estar com o seu bebezinho assim que ele chegar ao mundo.
Dê você mesma as boas vindas a ele!

 

Por Dayse Mello

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *