ComportamentoEducaçãoParceiros

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL – Qual a importância!?

Boa tarde amores!

Fiz um pedido pra proprietária da escola de musica do JP, que ela me explicasse sobre as aulas dele!

A ideia era ela me mandar as informações e eu colocá-las aqui de forma clara! Acontece que o material enviado foi PERFEITO!
Então preferi colocar aqui na íntegra, está bem esclarecedor e com muita informação legal!!

Com a palavra, Cris Baroni, Professora de Musicalização Infantil da Escola de Música Harmonia que foi inaugurada em 28 de julho de 1994.

A musicalização infantil desenvolve a apreciação musical e a sensibilização aos sons que já existem ao redor da criança, trabalhando a habilidade criadora, desde os primeiros meses. Desenvolver habilidades musicais requer múltiplas funções cerebrais, com comunicação e estímulo entre os dois lados do cérebro, o que explica a relação da música com o raciocínio e a matemática. É necessária percepção auditiva para executar e apreciar as propriedades sonoras, tais como ritmo, harmonia, timbre, som e silêncio; habilidade visual, no reconhecimento espacial do movimento, na leitura da notação musical; e desenvolvimento cognitivo para tocar o instrumento. Cabe salientar que o aprendizado musical se estende também na formação de um bom ouvinte, um bom apreciador musical, além de colaborar com um desenvolvimento mais completo do indivíduo, que cresce com maior qualidade de vida, podendo se valer da música como hobby ou até mesmo como profissão.

Podemos ainda citar inúmeros benefícios da musicalização infantil, tais como:

  • maior concentração
  • boa memória
  • capacidade criativa para lidar com o novo
  • desenvolvimento emocional, ajudando a criança a explorar os sentimentos e manifestá-los
  • autoestima, onde a criança sente-se segura e capaz de se expressar
  • disciplina
  • superação de barreiras
  • socialização e trabalho em equipe
  • expressão corporal
  • conhecimento dos diversos estilos musicais e sua história, bem como o contato com diferentes culturas, países, épocas e lugares, o que ajuda a enxergar a música como forma de expressão e linguagem

Kodály, um importante educador musical, defendia a importância de se alfabetizar musicalmente toda a população e trazer a música para a vida cotidiana das pessoas, e neste contexto, a musicalização infantil mostra-se como um caminho positivo, onde as crianças desenvolvem inúmeras habilidades, com vários benefícios ao seu crescimento, e tudo isso de uma forma lúdica e divertida.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *